Conhecer e especialmente reconhecer a existência de pontos fracos em nós mesmos demonstra além de maturidade, autoconhecimento e interesse em se autodesenvolver, tanto na vida pessoal quanto profissional.
Todos nós temos pontos fracos, mas por muito tempo fomos estimulados a escondê-los, pois assim não demonstraríamos fraqueza e nos tornaríamos mais “merecedores” de conquistas. Porém, esses pontos fracos são detalhes em nós mesmos que nos dificultam nos relacionamentos, nos resultados, na busca por aquilo que queremos alcançar, e quando nos permitimos identificá-los, reconhecê-los (admitirmos que os possuimos) podemos buscar formas de desenvolvê-los que nos ajudam a ir muito mais longe.
Os pontos fortes de uma pessoa são considerados aqueles que a pessoa tem a capacidade ou facilidade em realizar, tem domínio, não precisa tanto esforço, ou seja, acontece mais naturalmente.
Já os pontos fracos são aqueles que a pessoa precisa se esforçar muito mais, ou tem muita dificuldade para realizá-lo. É algo que exige muita energia para desenvolver e muitas vezes não se concretiza por você encontrar barreiras internas que não te deixam sair do chão.
Vamos aos exemplos, digamos que você é uma pessoa que tem muita dificuldade na comunicação pela fala, tem dificuldade e não age com naturalidade na frente de uma câmera, ou em uma conversa com pessoas, especialmente aquelas que não conhece, seu desempenho em reuniões e apresentações normalmente fica baixo por não ser algo que se sinta bem fazendo. Por outro lado, a escrita é algo que você faz com muita facilidade, quando pega uma caneta e um papel, ou mesmo um computador consegue colocar ali tudo que gostaria de ter falado naquela reunião, na discussão com o parceiro, na apresentação daquele projeto ou aquela mensagem de aniversário para alguém especial.
Então, por que identificar os seus pontos fracos é uma formas de ajudar as pessoas a se desenvolverem?
Duas são as respostas, a primeira é que você identificando seus pontos fracos vai identificar seus pontos fortes e assim poderá usar as armas que tem ao seu favor desde o início. E a segunda é, entenda quais dos seus pontos fracos mais te prejudicam, assim poderá trabalhar com planejamento para superar essa dificuldade.
Portanto, faça uma lista com seus pontos fortes e pontos fracos, assim conseguirá identificar em você várias coisas que talvez não se desse conta, tanto para um lado, como para o outro. Depois, nos seus pontos fracos, escolha 2 ou 3 que mais te atrapalham na sua vida, seja pessoal ou profissional, normalmente temos reflexos dessa dificuldade em ambas áreas. Então se proponha a buscar a mudança, se proponha a investir nessa transformação.
Temos que assumir que somos seres imperfeitos, em constante busca por melhoria e quanto antes idenficamos nossas dificuldades, mais cedo conseguimos contorná-las e consequentemente mais cedo temos resultados em razão dessa superação. Ter pontos fracos não significa ser ruim em algo, significa saber usar o que você tem de bom a seu favor e buscar aprimorar o que precisa ser aprimorado.
Comentários recentes