Autoestima é um dos assuntos mais procurados nos dias atuais, todos buscam formas de estar com a autoestima alta, pois assim conseguimos nos tornar mais confiantes e de bem com nós mesmos para enfrentarmos os desafios que a vida nos traz e conquistarmos nossos objetivos.

Porém as pessoas relacionam a autoestima muitas vezes apenas com a beleza física, saúde física, relacionamentos afetivos e esquecem que o nosso desenvolvimento profissional é um dos grandes responsáveis por termos nossa autoestima elevada.

Você já ouviu falar na pirâmide de Maslow? Dr. Abraham Maslow foi um psicólogo que criou a chamada teoria de Maslow onde ele explica a hierarquia da necessidade dos seres humanos, sendo elas cinco:
1) Fisiológicas (comida, abrigo, água, sono)
2) Segurança (física, da família e da propriedade)
3) Social (amor, amizade, família, comunidade, ou seja, afeto)
4) Estima (autoestima, reconhecimento, respeito e status)
5) Autorrealização (criatividade, talento, desenvolvimento pessoal)

Analisando a quarta camada da pirâmide de Maslow compreendemos que a nossa autoestima está ligada juntamente ao reconhecimento e respeito que buscamos ter. Óbvio, não é só isso, as outras áreas também contribuem e muito, porém precisamos entender que o nosso desenvolvimento profissional pode nos ajudar e muito nessa caminhada pela alta autoestima.

Se sentir competente, respeitado pelo que você faz e pelas conquistas que consegue ter são coisas que contribuem positivamente para autoestima. Por isso manter a mentalidade de busca por desenvolvimento é importante, pois as habilidades e conhecimentos que você adquire te ajudam a ter melhores resultados, o que consequentemente te torna mais reconhecido e respeitado.

Buscar desenvolvimento profissional é ter atualizações constantes na sua área de atuação, estar por dentro do que o mercado tem de novo e o que vem exigindo, entretanto, as soft skills tem sido hoje características determinantes para o bom desenvolvimento profissional.

Habilidades como comunicação, inteligência emocional, a forma de se relacionar no ambiente de trabalho, disciplina e performance tem sido elementos decisivos pela escolha de um profissional e todas essas habilidades se bem trabalhadas podem trazer grandes resultados na sua vida profissional, o que também trará efeitos nas outras áreas da sua vida e com certeza refletirá positivamente na sua autoestima.