As novas tecnologias vem mudando o mercado de trabalho e além delas ainda a instabilidade econômica do país que faz com que as empresas reduzam o número de pessoas dos seus quadros de funcionários. Ser demitido é algo muito marcante na vida de uma pessoa e não é uma fase fácil, especialmente quando existe um envolvimento emocional com a sua profissão ou empresa. A demissão de um emprego pode desestruturar muito uma pessoa ou família, e o sentimento de culpa pode vir à tona, por mais que muitas vezes não haja um culpado.

Dependendo a forma como que você lida com momentos difíceis, perdas e quão positivo ou negativo você é, será a forma com que você encarará esse momento. Ele pode ser visto como uma derrota para aqueles com olhar mais negativo da vida, ou como uma oportunidade pelos mais resilientes e positivos.

Tendo em conta as mudanças tecnológicas que vem substituindo em grande proporção a mão de obra humana por máquinas e o meio digital ganhando cada vez mais espaço, bem como a crise econômica do país, há um aumento significativo do número de demissões nas empresas, crescendo assim a busca por recolocação profissional.

6 Dicas para Recolocação Profissional

Nesse momento o desespero parece tomar conta e os pensamentos ficam girando em torno de uma pergunta principal “o que eu faço agora?”, e o principal nesse momento é CALMA e PERSISTÊNCIA.

Calma porque você precisará fazer toda uma reanálise da sua vida, desde suas qualificações, situação financeira, e também precisará traçar um novo plano de ação para a sua carreira. E persistência é o que não te fará desistir. Entender que não existe mágica nem milagre que o trará de volta para o mercado de trabalho, mas a persistência de não desistir quando ouvir um não, bem como persistência para se reconstruir perante o mercado de trabalho será necessário.

Aqui vão algumas dicas que o ajudarão a reconstruir o seu planejamento de recolocação profissional:

1) Analise a sua profissão e de que forma construiu ela até aqui
O mundo mudou, e você, acompanhou a mudança? Você se atualizou? Quais são os cursos e técnicas que o mercado vem exigindo e que estão faltando para você? A sua profissão é uma profissão que ainda tem futuro ou é algo que se tornou defasado? É preciso ter um olhar mais crítico e realista para a sua carreira, é preciso compreender o que ela espera de um profissional da sua área, ou mesmo se ela ainda está na lista de profissões existentes, pois caso contrário é preciso tentar recolocação em outra área e talvez o caminho seja mais longo, mas não impossível.

2) Organize a sua vida financeira
Se você não é um profissional que conseguiu construir um grande patrimônio e conta hoje com grandes recursos, preste atenção nessa dica. Nada desestabiliza mais uma pessoa do que as contas chegando, o dinheiro apenas saindo e nada entrando. É como uma nuvem que começa a nublar os pensamentos com o medo de não conseguir mais arcar com as obrigações.
Assim, revise seus gastos, você não sabe quanto tempo essa crise pode durar, então é preciso se organizar. Utilize o valor da rescisão de forma muito consciente, para que possa ficar seguro por um período de tempo pelo menos, e para que assim você possa ter a cabeça tranquila para buscar nova colocação.
Reduza o padrão de vida. É muito importante cair na realidade nesse momento e muita gente não presta atenção no custo que é o padrão de vida que leva e acaba tendo despesas desnecessárias que o deixam mais em desespero ainda.

3) Atualize seu currículo para agências de emprego e mídias sociais
Ter um currículo atualizado facilita e muito o processo de busca por emprego. Estar na internet é cada vez mais imprescindível e a forma como você conduz as suas mídias sociais pode ser determinante para conquistar uma nova vaga. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para aqueles que buscam oportunidades e contatos profissionais. Os sites de vagas de emprego também são uma grande ajuda para que recrutadores possam te encontrar.
E lembre-se, as suas redes sociais dizem muito sobre você, cuidado com o que publica e com opiniões muito rígidas lançadas nas redes.

4) Atualização de conhecimento e network
Manter-se atualizado é uma tarefa que todo profissional do mundo atual deveria cumprir. Participar de cursos, palestras, seminários é fundamental para expandir o seu conhecimento sobre as principais temáticas que estão em alta na sua área, bem como lhe ajudarão a manter um networking ativo com pessoas da sua área.
Leia livros, artigos, assista documentários e conteúdos relacionados tanto a sua carreira como também outros que mantenham a sua curiosidade em alta. Ser curioso em aprender é um ponto muito forte em um candidato a uma vaga de emprego.

5) Faça um planejamento de desenvolvimento profissional
Nesse momento é muito importante você entender onde você está, qual a sua atual e real situação, ou seja, quais conhecimentos e experiências você tem, o que falta, quais seus pontos positivos, seus pontos de melhoria, onde quer chegar e o que está disposto a enfrentar pra isso?
Lembre-se que você precisará ser determinado a encontrar uma recolocação profissional e terá que se dedicar a estudar, aprender coisas novas, se conhecer, se vender e estar disposto muitas vezes a começar do zero outra vez.

6) Prepare-se para a entrevista
A entrevista de emprego é assustadora, mas pode ser muito tranquila se você estiver realmente preparado.
Conheça a empresa que você está se candidatando, estude o que ela trabalha, como trabalha, quais valores, missão e o que ela busca no mercado. Vista-se de acordo com o cargo que irá exercer e a cultura da empresa. Seja pontual. Nunca minta, o entrevistador conseguirá saber quando está mentindo.
Conheça a você mesmo. Autoconhecimento nesse momento é fundamental. Muitas pessoas não conseguem dizer sequer seus pontos positivos e negativos o que demonstra um desinteresse pela busca de desenvolvimento. É preciso se conhecer, é preciso saber onde quer chegar e como pode melhorar.

A recolocação profissional não deve ser um momento de desespero, mas muitas vezes é necessário aceitar trabalhos temporários para que consiga arcar com as suas obrigações, então tenha isso como oportunidade. Oportunidade de conhecer pessoas novas, oportunidade de aprender algo novo, oportunidade de conhecer melhor sua força, sua resiliência e seus limites.

A busca de ajuda profissional nesse momento também pode te ajudar a avançar mais rápido, pois você terá alguém que o apoiará e guiará durante esse processo. O coach é um profissional que te ajudará a ter clareza de suas competências, seus pontos de melhoria, ajudando você a planejar e desenvolver um plano de ação para enfrentar a sua recolocação profissional mais rapidamente e com eficiência.