Se você analisar toda e qualquer profissão, empresa, ela tem a finalidade de RESOLVER algum problema na vida de alguém ou alguma outra empresa, certo?
Entretanto, o que mais se vê hoje em dia são pessoas reclamando porque possuem muitos problemas para resolver. Não faz sentido quando analisado do ângulo em que ter problemas é o significado de ter uma carreira, uma profissão, uma empresa.
Eu sempre falo aos meus clientes que a nossa função é RESOLVER problemas, então se você trabalha na área da saúde resolverá problemas na ordem da saúde, bem estar; se trabalha com a área jurídica resolverá problemas jurídicos, administrativos; se trabalha para si mesmo resolverá problemas de várias áreas como financeiro, administrativo, jurídico, publicidade e tudo mais. Então, cada segmento terá problemas dentro da sua atuação para resolver, para ajudar a empresa que você trabalha, para desenvolver um projeto, enfim, para crescer!
É duro ver por esse lado, mas não entendo quando foi que romantizaram as profissões, que falaram que seríamos felizes para sempre e ricos facilmente.
Saiba, se o seu cargo existe é para que você resolva algum problema naquela área, ou mais de uma área. Para que você seja útil no mercado você terá que facilitar a vida de alguém, ou seja, resolvendo problemas para essa pessoa, cliente, empresa.
Os profissionais de hoje chamados proativos são aqueles que saem muito na frente dos demais no quesito de que a postura e forma de agir deles facilita a SOLUÇÃO dos problemas, estão abertos a ajudar a resolver os problemas das outras áreas, tem habilidades de comunicação que facilitam a resolução dos problemas e dessa forma evitam, ou previnem possíveis prejuízos e, ou cooperam para o crescimento e lucratividade.
Você já analisou no seu trabalho qual a sua função, quais problemas está aí para resolver? Já analisou de que forma você pode agir para solucionar mais rapidamente ou ajudar a evitar prejuízos? Quais problemas pode resolver na vida do seu cliente, na empresa que trabalha que fará com que o cliente, a empresa e você consequentemente tenha mais lucros?
Eu te convido a refletir sobre esse assunto, sobre o quanto problematizamos os problemas, do quanto dificultamos as nossas vidas por ter um olhar sempre pessimista e negativo para os problemas, que na verdade deveriam ser vistos como a solução, ou a forma de chegar até ela.
Permita-se ter um comportamento proativo, permita-se ter uma visão mais ampla dos “problemas” e você verá que agir é mais importante e lucrativo que reclamar!
Comentários recentes